segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alimentação

Um assunto que move meus sentidos, além da corrida, é a alimentação. Durante muito tempo tive um caso de amor e ódio com os alimentos em geral e achava que todos eram vilões dos corpos femininos.
Passei a adolescência já trabalhando como modelo e isso acabou minando em aspectos não muito favoráveis as questões disciplinares/alimentar.
Na gravidez ( aos 20 anos) engordei 28 quilos!
Hoje, aos 38 anos, enxergo os excessos e os extremos numa ótica + simplista.
Claro que tudo tem uma conexão direta com o que vivemos e como nos enxergamos.
Mas sem sombra de dúvida, correr clareou e tirou do foco a necessidade monstra de sempre estar de regime.
Aprendi que cada corpo é uma máquina única, com dna e necessidades diferentes.
Que nem tudo que lemos serve pra todas a mulheres e que a soja (queridinha de muitos), o glúten e a lactose travam meu organismo e fazem ele andar para trás.
Diante dessas informações importantes, comecei a basear minha alimentação.
Demorei muitos anos pra entender e me organizar dentro do hemisfério familiar.
Hoje tenho hábitos diferentes do restante da casa.
Cozinho minhas porções, compro alimentos sem lactose/glúten/soja e cozinho para os demais tudo que eles gostam de comer, na proporção alimentar saudável, mas sem restrições.

Claro que tem dias que me jogo num xis tudo ou num rodízio de pizza.  Mas já sei que no dia seguinte estarei com o corpo inflamado e com a idade, já são 2 dias para validar a desintoxicação.
Vale a pena tudo isso? Não me privo , mas não abuso.
Me alimento com quase nada de sal e economizo muito nos almoços em família também.
Recentemente descobri uma empresa da cidade que tem uma gama incrível de alimentos naturais, light/diet, sem gluten/lactose e sem sal, todos congelados.
Então de 15 em 15 dias, faço uma listinha e presenteio-me com itens que adiciono ao meu cardápio e que fazem tão bem ao organismo. 
Pra quem mora em São Leopoldo (ou arredores) a super dica é a Nutritécnica, que é uma clínica de Nutrição e Saúde integrada que trabalha à mais de 20 anos no mercado e tem um restaurante integrado o Gourmet Shop Diet   , que é onde eles servem almoços e uma linha imensa de produtos congelados de alto teor nutricional. Lá é a minha Disneylândia....rsrs
Ainda hoje começo a maratona de treinos para o próximo desafio e vou postar a planilha de treinos desenvolvida para essa nova distância.

 


3 comentários:

  1. ótimas escolhas, o importante é se sentir bem sempre.
    beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto inchada demais as vezes, mas ainda não descobri qual é meu grande vilão. Amo leite e estou pensando seriamente em retirá-lo por uma semana para testar os resultados no corpo, estou tomando coragem.

    Precisamos cuidar muito bem do nosso corpo, ele é uma máquina incrível.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Eu dei uma reduzida, assim como vc, no gluten.
    Ele me dá muitos gases.
    Nos finais de semana, deixo a coisa acontecer.
    Ano passado, passei um ano bem veggie. Não comia nada de animal durante a semana e no findi deixava rolar. Minha imunidade não andou muito legal. Nesse ano, eu mudei um pouco e a coisa tá melhor.
    Agora, o gluten parece um caminho sem volta. Não dá para abusar.

    ResponderExcluir